domingo, 4 de julho de 2010

A menina que tinha 4 pernas e 4 braços operou

Já ouviram falar dela? Um cirurgião rico e bem sucedido Dr Sharan Patil, decidiu -depois de um mês planejando a operação- com sua equipe tentar a primeira operação de seu tipo no mundo. A operação foi um sucesso.


Ela nasceu com um corpo sem igual, oito membros e dois torsos fundidos pelos quadris. Era cultuada com uma deusa pelas pessoas do povoado onde morava e alguns não entenderam e até amaldiçoaram quando seus pais decidiram, por aconselhamento médico, operá-la. Dois anos depois de uma operação para separá-la do que restou da gêmea parasita, Lakshmi é uma menina vivaz e alegre de quatro anos que começa a frequentar a escola.

Ela adora brincar com seu irmão mais velho e tem tendência em controlar a tudo e todos que estão ao seu lado.

- "Quando eu penso como ela era e que nunca, nem em um milhão de anos, poderia frequentar a escola, fico tremendamente feliz por vê-la assim tão ativa e feliz", diz a mãe Poonam de 26.



- "Eu sinto angústia só em pensar de como ele estaria hoje se não tivesse operado, não poderia estar correndo atrás dos amigos como está agora."

Nascida em uma aldeia agrícola no estado de Bihar, mais pobre da Índia, Lakshmi era venerada como uma deusa desde a sua nascença. Os aldeãos acreditavam que ela era a reencarnação da deusa hindu da riqueza e da fertilidade e buscavam sua bênção diariamente deixando presentes ao lado de sua cama.



Mas a semelhança de Lakshmi com a homônima mitológica tinha um preço terrível: ela não podia caminhar, ficar em pé ou até mesmo se sentar.

A menina nasceu unida a uma gêmea parasita acéfala que deixou de se desenvolver ainda no útero da mãe.



Agora completamente recuperada da operação de 27 horas, Lakshmi terá que enfrentar alguns outros desafios e problemas médicos que necessitarão de algumas outras cirurgias. Nada que esta menina de fibra não enfrente com destemor depois de tudo o que já passou.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário